Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais

Pesquisas em Andamento

Donald Trump e populismo nos EUA

Coordenação: Ariel Finguerut (doutor em Ciência Política pela Unicamp e professor do Senac) e Roberto Moll (doutor em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas e professor do Instituto Federal Fluminense).

Análise de conjuntura das relações hemisféricas. A agenda dos EUA para América Latina e novos eixos políticos no subcontinente

Coordenação: Luiza Mateo (doutora em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas e professora da PUC/SP) e Marília Carolina de Souza (doutora em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas e professora da Universidade Anhembi Morumbi)

Programa de Análise de Conjuntura Internacional

Coordenação: Luis Fernando Ayerbe

Período: 2º semestre de 2016 – 2º semestre de 2017.

O Programa realiza atividades de pesquisa e extensão. No âmbito da pesquisa, há um projeto:

Análise de conjuntura em Relações Internacionais. Abordagens e processos

Os resultados da pesquisa foram publicados, no ano de 2016, em livro, sob o mesmo título, pelo selo Cultura Acadêmica, vinculado à Editora Unesp. Acesso livre pelo link: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=579.

Na área de extensão, são desenvolvidas duas iniciativas:

1.      O Espaço Sem Diplomacia (http://www.unesp.br/semdiplomacia), parceria entre o IEEI-Unesp e a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, que tem como finalidade divulgar análises e comentários de natureza polêmica sobre eventos internacionais. As fontes de referência são jornais, revistas, blogs, sites de think tanks, ONG’s e demais meios de posicionamento mais afirmativo desde o diverso espectro político-ideológico.

2.      O curso de extensão Análise de conjuntura em Relações Internacionais. Atores, interesses e agendas (http://www.ieei-unesp.com.br/portal/?page_id=529), com foco em fatores de estabilidade e desorganização na estrutura das relações internacionais. Paralelamente aos estudos de casos representativos de situações de ordem e desordem na governança global, é tratada a dimensão histórica, com abordagens comparativas de ordenamentos de períodos passados e sua repercussão como referência do debate presente.

Anuário de Integração Latino-americana e Caribenha

Projeto da Red de Integración Latinoamericana y Caribeña (REDIALC), envolvendo Universidades e Centros de Pesquisa da região, com sede na Universidade de Guadalajada, México. A REDIALC congrega Grupos de Trabalho que abordam o tema da integração nas áreas de Cultura, Ciência e Tecnologia, Política, Economia e Política Externa, cujos resultados de pesquisa são apresentados no Anuário. O IEEI-Unesp integra o GT sobre Política Externa.

Publicações: http://www.ieei-unesp.com.br/portal/?page_id=1259

Análise de conjuntura das relações hemisféricas. A agenda dos EUA para América Latina e novos eixos políticos no subcontinente”, coordenado por Luiza Mateo, Doutora em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas e professora da PUC/SP, e Marília Carolina de Souza, Doutora em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas e professora da Universidade Anhembi Morumbi

Utilitários

Baixar Acrobat Reader